"> O B谩sico da Costura - Rainhas da Costura

O B谩sico da Costura

Oi pessoas queridas que seguem o Rainhas da Costura.
Eu sou Eliane propriet谩ria do ateli锚 Rainhas da Costura e hoje vou falar um pouquinho do b谩sico para quem vai dar os primeiros passos na costura. Para come莽ar 茅 necess谩rio ter o equipamento b谩sico, um conhecimento dos pontos essenciais e das costuras utilizadas para unir pe莽as de tecido e um espa莽o de trabalho bem iluminado com uma tomada el茅trica para um ferro de passar e uma m谩quina de costura.

Material e equipamento b谩sico

Existem muito tipos de agulhas para costurar 脿 m茫o cada um dos quais se destina a um fim espec铆fico (bordas, alinhavar, cerzir, etc.). Estes diferentes tipos variam de acordo com a forma do orif铆cio(redondo ou alongado), o comprimento e o bico (agu莽ado, cego, redondo ou facetado).
Para cada tipo existem v谩rios tamanhos; quanto mais elevado for o tamanho, menor e mais fina ser谩 a agulha. Ao escolher a agulha, considere o g锚nero de trabalho a executar, a estrutura do tecido e o seu peso e ainda a espessura da linha. Estou falando de agulha de costura 脿 m茫o pois as agulhas de m谩quinas tem uma numera莽茫o diferente.

Existem tamb茅m v谩rios tipos de linhas:
linha de cerzir, linha de alinhavar, linha de casear e pespontar e linhas de costura (que podem ser de algod茫o para utiliza莽茫o em tecidos de algod茫o ou sint茅tica, para trabalhos em tecidos 脿 base de fibras artificiais).
Quanto maior for o n煤mero da linha, menor ser谩 a sua espessura. Em linhas de costura, as mais utilizadas s茫o as n潞30, 40 e 50.

脡 igualmente indispens谩vel possuir uma fita m茅trica, alfinetes uma pequena tesoura de bordar para cortar a linha um, abre-casas, ou descosedor para desfazer costuras e abrir as casas caseadas 谩 m谩quina, tesouras de costura, tesoura de picotar, que deixa ao cortar, uma beira em ziguezague聽que evita que o tecido se desfie, dedal e caixa de costura para guardar o material.

Como enfiar a agulha

Corte a linha em vi茅s com uma tesoura de bordar pequena e afiada. N茫o corte a m茫o, pois desfia. Um bom comprimento de linha 茅 60cm, enfiando 15cm pelo orif铆cio. Para alinhavar, 茅 conveniente uma linha maior.

Como executar uma costura

Sendo a costura o elemento estrutural聽 b谩sico de qualquer pe莽a de vestu谩rio. a sua execu莽茫o deve exigir o maior cuidado. Geralmente, coloca-se o tecido direito contra direito, embora em alguns casos o avesso fique contra avesso. A largura normalizada para costura 茅 de 15mm. No in铆cio e final das costuras execute um ponto atr谩s, a fim de refor莽a-las.

Lavar ou n茫o o tecido antes de come莽ar a costurar?

NUNCA! Principalmente se for uma pe莽a de vestu谩rio.
Quando compramos o tecido ele vem com聽 goma que 茅 justamente o que justifica um tecido novo e com estrutura de novo pois ainda n茫o foi molhado.
Quando se lava o tecido ele perde esta goma e tem um encolhimento (cada tipo de tecido tem o seu encolhimento, uns pouco outros mais).
Eu costumo colocar este percentual de encolhimento em minhas modelagens pois depois que a pe莽a for lavada ela estar谩 perfeita e no tamanho final que eu quero.

No pr贸ximo post vou falar sobre os pontos de costura.

Aguardem.

Beijos e at茅 o pr贸ximo.

Eli

* = campo obrigat贸rio

powered by MailChimp!
-->

12 Coment谩rios em “O B谩sico da Costura

  1. Cristiane Clementino de Souza Lima disse:

    Boa noite…
    gostaria de saber o valor do curso de corte e costura para iniciante.

    grata

    1. Ol脙隆 Cristiane! Tudo bem contigo? As informa脙搂脙碌es do curso j脙隆 est脙拢o no seu e-mail, da uma olhadinha.

      Att
      Equipe Rainhas da Costura

  2. Flavia Fonte disse:

    Bom dia,
    Gostaria de informa脙搂脙碌es sobre o curso para iniciantes, pre脙搂o, hor脙隆rios e conte脙潞do.
    Grata
    Flavia

    1. Oi Fl脙隆via! Tudo bem? J脙隆 enviamos as informa脙搂脙碌es no curso para voc脙陋, da uma olhada no seu e-mail – Equipe Rainhas da Costura

  3. nubia disse:

    Boa tarde!

    gostaria de saber o valor do curso de corte e costura para iniciante.

    grata

    1. Ol脙隆 Nubia, que legal que voc脙陋 tem interesse no curso, todas as informa脙搂脙碌es sobre ele j脙隆 foram passadas no seu e-mail.

      Att
      Equipe Rainhas da Costura

  4. Marcella disse:

    Bom dia!
    Gostaria de saber mais sobre o curso para iniciantes!
    Hor脙隆rios, valores e Formas de pagamento!

    1. Ol脙隆 Marcella, como vai?
      Respondi seu e-mail com nossa agenda e tudo que ensinamos no ateli脙陋.
      D脙隆 uma olhadinha na sua caixa de entrada.
      Att
      Eli

  5. Silmara Simonielle disse:

    Bom dia!
    Gostaria de saber mais sobre o curso para iniciantes!
    Hor脙隆rios, valores e Formas de pagamento!
    Seria para 2 pessoas.
    Desde j脙隆 agrade脙搂o

    1. Bom dia Silmara.
      Seu e-mail foi respondido, por favor de uma olhada l脙隆.

      Att
      Eliane S.

  6. Rosangela disse:

    Ol脙隆, os cursos s脙拢o gratuitos?

    1. Boa noite Rosangela.
      Respondi seu e-mail. Olhe para ver se recebeu.
      Bjs
      Eli

Deixe uma resposta

O seu endere莽o de e-mail n茫o ser谩 publicado. Campos obrigat贸rios s茫o marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment谩rios s茫o processados.