O Básico da Costura

Oi pessoas queridas que seguem o Rainhas da Costura.
Eu sou Eliane proprietária do ateliê Rainhas da Costura e hoje vou falar um pouquinho do básico para quem vai dar os primeiros passos na costura. Para começar é necessário ter o equipamento básico, um conhecimento dos pontos essenciais e das costuras utilizadas para unir peças de tecido e um espaço de trabalho bem iluminado com uma tomada elétrica para um ferro de passar e uma máquina de costura.

Material e equipamento básico

Existem muito tipos de agulhas para costurar à mão cada um dos quais se destina a um fim específico (bordas, alinhavar, cerzir, etc.). Estes diferentes tipos variam de acordo com a forma do orifício(redondo ou alongado), o comprimento e o bico (aguçado, cego, redondo ou facetado).
Para cada tipo existem vários tamanhos; quanto mais elevado for o tamanho, menor e mais fina será a agulha. Ao escolher a agulha, considere o gênero de trabalho a executar, a estrutura do tecido e o seu peso e ainda a espessura da linha. Estou falando de agulha de costura à mão pois as agulhas de máquinas tem uma numeração diferente.

Existem também vários tipos de linhas:
linha de cerzir, linha de alinhavar, linha de casear e pespontar e linhas de costura (que podem ser de algodão para utilização em tecidos de algodão ou sintética, para trabalhos em tecidos à base de fibras artificiais).
Quanto maior for o número da linha, menor será a sua espessura. Em linhas de costura, as mais utilizadas são as nº30, 40 e 50.

É igualmente indispensável possuir uma fita métrica, alfinetes uma pequena tesoura de bordar para cortar a linha um, abre-casas, ou descosedor para desfazer costuras e abrir as casas caseadas á máquina, tesouras de costura, tesoura de picotar, que deixa ao cortar, uma beira em ziguezague que evita que o tecido se desfie, dedal e caixa de costura para guardar o material.

Como enfiar a agulha

Corte a linha em viés com uma tesoura de bordar pequena e afiada. Não corte a mão, pois desfia. Um bom comprimento de linha é 60cm, enfiando 15cm pelo orifício. Para alinhavar, é conveniente uma linha maior.

Como executar uma costura

Sendo a costura o elemento estrutural  básico de qualquer peça de vestuário. a sua execução deve exigir o maior cuidado. Geralmente, coloca-se o tecido direito contra direito, embora em alguns casos o avesso fique contra avesso. A largura normalizada para costura é de 15mm. No início e final das costuras execute um ponto atrás, a fim de reforça-las.

Lavar ou não o tecido antes de começar a costurar?

NUNCA! Principalmente se for uma peça de vestuário.
Quando compramos o tecido ele vem com  goma que é justamente o que justifica um tecido novo e com estrutura de novo pois ainda não foi molhado.
Quando se lava o tecido ele perde esta goma e tem um encolhimento (cada tipo de tecido tem o seu encolhimento, uns pouco outros mais).
Eu costumo colocar este percentual de encolhimento em minhas modelagens pois depois que a peça for lavada ela estará perfeita e no tamanho final que eu quero.

No próximo post vou falar sobre os pontos de costura.

Aguardem.

Beijos e até o próximo.

Eli

* = campo obrigatório

powered by MailChimp!
-->

12 Comentários em “O Básico da Costura

  1. Cristiane Clementino de Souza Lima disse:

    Boa noite…
    gostaria de saber o valor do curso de corte e costura para iniciante.

    grata

    1. Olá Cristiane! Tudo bem contigo? As informações do curso já estão no seu e-mail, da uma olhadinha.

      Att
      Equipe Rainhas da Costura

  2. Flavia Fonte disse:

    Bom dia,
    Gostaria de informações sobre o curso para iniciantes, preço, horários e conteúdo.
    Grata
    Flavia

    1. Oi Flávia! Tudo bem? Já enviamos as informações no curso para você, da uma olhada no seu e-mail – Equipe Rainhas da Costura

  3. nubia disse:

    Boa tarde!

    gostaria de saber o valor do curso de corte e costura para iniciante.

    grata

    1. Olá Nubia, que legal que você tem interesse no curso, todas as informações sobre ele já foram passadas no seu e-mail.

      Att
      Equipe Rainhas da Costura

  4. Marcella disse:

    Bom dia!
    Gostaria de saber mais sobre o curso para iniciantes!
    Horários, valores e Formas de pagamento!

    1. Olá Marcella, como vai?
      Respondi seu e-mail com nossa agenda e tudo que ensinamos no ateliê.
      Dá uma olhadinha na sua caixa de entrada.
      Att
      Eli

  5. Silmara Simonielle disse:

    Bom dia!
    Gostaria de saber mais sobre o curso para iniciantes!
    Horários, valores e Formas de pagamento!
    Seria para 2 pessoas.
    Desde já agradeço

    1. Bom dia Silmara.
      Seu e-mail foi respondido, por favor de uma olhada lá.

      Att
      Eliane S.

  6. Rosangela disse:

    Olá, os cursos são gratuitos?

    1. Boa noite Rosangela.
      Respondi seu e-mail. Olhe para ver se recebeu.
      Bjs
      Eli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *