Primeiros passos para iniciar as costuras. Materiais à mão.

Tesoura, papel carbono, borracha, caneta, esquadro, giz de alfaiate, réguas, cola, papel para moldes, alfinetes de cabeça nº24 e 29, alfinetes de cabeça de vidro, colchetes de gancho e pressão, fita métrica, agulhas para costura manual, agulhas para costura á máquina, o tecido a ser usado e linhas.

Há materiais que precisam de alguns cuidados: o papel carbono não deve ser azul-marinho, desses usados em escritórios, porque manha o tecido. Prefira o branco e o amarelo. A carretilha deve ser firme e bem segura, para não prejudicar o traçado.
Se você começar um trabalho com fita métrica, não misture depois medidas feitas com régua, pois ás vezes estes instrumentos apresentam pequenas diferenças e ao usar os dois, você terá problemas. A cola deve ser pastosa, pois as líquidas trarão dores de cabeça caso você derrube o frasco.

Finalmente, para os moldes use papel branco de seda, que facilita o trabalho. Uma das principais peças, neste seu continho, vai ser a mesa, pois nela você irá distribuir as peças do molde antes de cortar, apoiar as costuras, conferir medidas, etc.

A dimensão da mesa ideal é de 1,80 x 0,90m.

Deixe-a livre dos lados, para que o acesso seja fácil e para trabalhar mais comodamente, o tampo da mesa deve ficar nivelado com o seu cotovelo em pê.
Em segundo lugar, vem a máquina de costura, portátil ou não, o certo ê que se trata de um objeto pesado para ser deslocado para cima e para baixo o tempo todo.

Convêm, portanto colocá-la numa posição definitiva de preferência próximo à janela.
O ferro de passar e a tábua são dois objetos imprescindíveis em todas as fases do ato de costurar. Dê preferência aos ferros a vapor, pois são mais indicados para assentar as costuras. As tábuas de passar oferecem a grande vantagem de serem desmontáveis facilitando o manuseio, e podem ser guardadas num espaço mínimo.

Um espelho de corpo inteiro e o manequim de prova são necessários durante a prova para dar uma boa olhada no caimento.

* = campo obrigatório

powered by MailChimp!
-->

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *