Você sabe cerzir?

Como remendar buracos e áreas puídas.

Cerzir é essencialmente um processo de tecer de novo e de imitar, o mais que possível, o estilo do tecido original.

Um remendo bem cerzido deve ficar quase invisível. Trabalhe com boa luz, utilizando uma agulha de cerzir e tamanho adequado ao buraco que você vai remendar e ao fio que vai utilizar e linhas tiradas da bainha da peça de vestuário, ou lã ou linha semelhantes.

Eis duas sugestões para facilitar o trabalho e torna-lo mais perfeito:

 

Um buraco é mais fácil de remendar se o tecido for estendido, mas não exageradamente esticado, sobre uma superfície curva, como um ovo de cerzir.

O conserto deve ser maior que o buraco para que os pontos extremos prendam em tecido intacto e forte. Evite cerzir em quadrado para não colocar toda a tensão em alguns fios apenas.

Como cerzir?

Comece a cerzir na parte resistente do tecido em volta do buraco. Depois, passe o fio de um lado para o outro em carreiras paralelas tão próximas quanto possíveis.

Como cerzir?

Teça perpendicularmente às carreiras que você fez anteriormente. Passe a agulha por cima e por baixo dos fios transversais, alternadamente, para fazer a teia.

Comece por fazer um ponto adiante miúdo em volta do buraco, a cerca de 2,5 cm das beiras, para reforçá-las. Passe a lã ou linha sobre o buraco, para a frente e para trás, até os pontos de contorno, em filas paralelas bem juntas. Depois, teça perpendicularmente por cima e por baixo.

No caso de um buraco grande, reforce-o com um remendo de tecido de trama aberta colocando por baixo de tecido e trabalhe através do remendo para reforçar o conserto.

Geralmente esses trabalhos são feitos em peças finas como casacos e calças ou saias.

Existe um profissional que trabalha exclusivamente com essa técnica antiga e hoje em dia são raros e o trabalho costuma ser caro pois existe também uma agulha própria para o feitio.

Muitas técnicas estão voltando no universo da costura como hobby e como terapia criativa, isso agrega valor ao nosso conhecimento de técnicas manuais.

Uma costura profissional é sempre uma costura profissional, concordam?

Beijos e até a próxima.

Eli.

* = campo obrigatório

powered by MailChimp!
-->

2 Comentários em “Você sabe cerzir?

  1. Jane Furquim disse:

    Bom Dia estava precisando cisir um sofá Minha filha me mandou isso estou maravilhada muito obrigada Deus abençoe vcs com muita saúde!

    1. Que ótimo Jane!!!
      Muito feliz de ter ajudado ;=)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *