"> Voc锚 sabe cerzir? - Rainhas da Costura

Voc锚 sabe cerzir?

Como remendar buracos e 谩reas pu铆das.

Cerzir 茅 essencialmente um processo de tecer de novo e de imitar, o mais que poss铆vel, o estilo do tecido original.

Um remendo bem cerzido deve ficar quase invis铆vel. Trabalhe com boa luz, utilizando uma agulha de cerzir e tamanho adequado ao buraco que voc锚 vai remendar e ao fio que vai utilizar e linhas tiradas da bainha da pe莽a de vestu谩rio, ou l茫 ou linha semelhantes.

Eis duas sugest玫es para facilitar o trabalho e torna-lo mais perfeito:

Um buraco 茅 mais f谩cil de remendar se o tecido for estendido, mas n茫o exageradamente esticado, sobre uma superf铆cie curva, como um ovo de cerzir.

O conserto deve ser maior que o buraco para que os pontos extremos prendam em tecido intacto e forte. Evite cerzir em quadrado para n茫o colocar toda a tens茫o em alguns fios apenas.

Como cerzir?

Comece a cerzir na parte resistente do tecido em volta do buraco. Depois, passe o fio de um lado para o outro em carreiras paralelas t茫o pr贸ximas quanto poss铆veis.

Como cerzir?

Te莽a perpendicularmente 脿s carreiras que voc锚 fez anteriormente. Passe a agulha por cima e por baixo dos fios transversais, alternadamente, para fazer a teia.

Comece por fazer um ponto adiante mi煤do em volta do buraco, a cerca de 2,5 cm das beiras, para refor莽谩-las. Passe a l茫 ou linha sobre o buraco, para a frente e para tr谩s, at茅 os pontos de contorno, em filas paralelas bem juntas. Depois, te莽a perpendicularmente por cima e por baixo.

No caso de um buraco grande, reforce-o com um remendo de tecido de trama aberta colocando por baixo de tecido e trabalhe atrav茅s do remendo para refor莽ar o conserto.

Geralmente esses trabalhos s茫o feitos em pe莽as finas como casacos e cal莽as ou saias.

Existe um profissional que trabalha exclusivamente com essa t茅cnica antiga e hoje em dia s茫o raros e o trabalho costuma ser caro pois existe tamb茅m uma agulha pr贸pria para o feitio.

Muitas t茅cnicas est茫o voltando no universo da costura como hobby e como terapia criativa, isso agrega valor ao nosso conhecimento de t茅cnicas manuais.

Uma costura profissional 茅 sempre uma costura profissional, concordam?

Beijos e at茅 a pr贸xima.

Eli.

* = campo obrigat贸rio

powered by MailChimp!
-->

2 Coment谩rios em “Voc锚 sabe cerzir?

  1. Jane Furquim disse:

    Bom Dia estava precisando cisir um sof谩 Minha filha me mandou isso estou maravilhada muito obrigada Deus aben莽oe vcs com muita sa煤de!

    1. Que 贸timo Jane!!!
      Muito feliz de ter ajudado ;=)

Deixe uma resposta

O seu endere莽o de e-mail n茫o ser谩 publicado. Campos obrigat贸rios s茫o marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment谩rios s茫o processados.