COMO COSTURAR TECIDOS FEITOS À MÃO 

Oi pessoas lindas que seguem este blog.

Faz algum tempo que escrevi este texto mas só agora estou publicando. Estamos adaptando muitas coisas novas ao se reinventar.

Estou eu aqui para falar um pouquinho de coisas do nosso cotidiano e também do que as pessoas querem saber. Hoje nosso assunto será a costura de tramas abertas na tecelagem. O Assunto escolhido da nossa amiga do Instagram @universoemtramas é como costurar tecidos feitos à mão.

Quando ela me falou esse tema, logo imaginei tramas e urdume tecidos com a arte do tear.

Logo, essa tecelagem estaria muito aberta precisando de uma estruturação com entretela para depois ser costurada com pontos bem miúdos tanto á máquina ou á mão (ponto atrás).

Segundo meu amigo tecelão @alexandreheberte, usando entretela de 2 a 3 centímetros, pode reforçar essa costura.

No livro A TECELAGEM, essa técnica é bem explicada e ilustrada para maior entendimento.

Alexandre que já fez muitas bolsas em VHS entretelava toda a parte interna e depois colocava um cetim por cima dentro das bolsas. Isso ajudava muito o material tecido ficar mais encorpado. Também via O estilista João Pimenta colocar entre o caminho da modelagem quando fazia blazers e ternos ou entretelava tudo.

Existem no mercado vários tipos de entretela, tanto fina, como grossa, para tecidos delicados, tecidos mais grossos, de TNT, de papel, de tecido…

Tudo vai depender do material que será usado no processo.

Como exemplo tear de 2×1,  4×1, 6×1 depende do pente que foi usado pra fazer esse tecido manual, de como ele é estruturado. Você também pode encorpar seu tecido depois se preferir mas isso eu te explico em outra matéria.

Gostei desse post e vamos trazer outros na semana.

Beijos Eliane S.

Este post tem 2 comentários

  1. Celia Benicio

    Achei o máximo! Tenho muita vontade de fazer o curso com você!

    Att
    Bjs

    1. Eliane Santos

      Que legal que gostou.
      Att
      Eli

Deixe um comentário