O Básico da Costura

O Básico da Costura

Oi pessoas queridas que seguem o Rainhas da Costura.

Eu sou Eliane proprietária do ateliê Rainhas da Costura e hoje vou falar um pouquinho do básico para quem vai dar os primeiros passos na costura. Para começar é necessário ter o equipamento básico, um conhecimento dos pontos essenciais e das costuras utilizadas para unir peças de tecido e um espaço de trabalho bem iluminado com uma tomada elétrica para um ferro de passar e uma máquina de costura.

Material e equipamento básico

Existem muito tipos de agulhas para costurar à mão cada um dos quais se destina a um fim específico (bordas, alinhavar, cerzir, etc.). Estes diferentes tipos variam de acordo com a forma do orifício(redondo ou alongado), o comprimento e o bico (aguçado, cego, redondo ou facetado).

Para cada tipo existem vários tamanhos; quanto mais elevado for o tamanho, menor e mais fina será a agulha. Ao escolher a agulha, considere o gênero de trabalho a executar, a estrutura do tecido e o seu peso e ainda a espessura da linha. Estou falando de agulha de costura à mão pois as agulhas de máquinas tem uma numeração diferente.

Existem também vários tipos de linhas:

linha de cerzir, linha de alinhavar, linha de casear e pespontar e linhas de costura (que podem ser de algodão para utilização em tecidos de algodão ou sintética, para trabalhos em tecidos à base de fibras artificiais).

Quanto maior for o número da linha, menor será a sua espessura. Em linhas de costura, as mais utilizadas são as nº30, 40 e 50.

É igualmente indispensável possuir uma fita métrica, alfinetes uma pequena tesoura de bordar para cortar a linha um, abre-casas, ou descosedor para desfazer costuras e abrir as casas caseadas á máquina, tesouras de costura, tesoura de picotar, que deixa ao cortar, uma beira em ziguezague que evita que o tecido se desfie, dedal e caixa de costura para guardar o material.

Como enfiar a agulha

Corte a linha em viés com uma tesoura de bordar pequena e afiada. Não corte a mão, pois desfia. Um bom comprimento de linha é 60cm, enfiando 15cm pelo orifício. Para alinhavar, é conveniente uma linha maior.

Como executar uma costura

Sendo a costura o elemento estrutural  básico de qualquer peça de vestuário. a sua execução deve exigir o maior cuidado. Geralmente, coloca-se o tecido direito contra direito, embora em alguns casos o avesso fique contra avesso. A largura normalizada para costura é de 15mm. No início e final das costuras execute um ponto atrás, a fim de reforça-las.

Lavar ou não o tecido antes de começar a costurar?

NUNCA! Principalmente se for uma peça de vestuário.

Quando compramos o tecido ele vem com  goma que é justamente o que justifica um tecido novo e com estrutura de novo pois ainda não foi molhado.

Quando se lava o tecido ele perde esta goma e tem um encolhimento (cada tipo de tecido tem o seu encolhimento, uns pouco outros mais).

Eu costumo colocar este percentual de encolhimento em minhas modelagens pois depois que a peça for lavada ela estará perfeita e no tamanho final que eu quero.