QUE MÁQUINA DE COSTURA COMPRAR?

QUE MÁQUINA DE COSTURA COMPRAR?

Qual máquina de costura é a melhor?

Na primeira aula já falo qual máquina é a melhor, qual não é legal comprar…

Se espalhou por aí que tem um modelo de máquina doméstica de uma marca “x,” modelo”y” que é a melhor. Tudo bobagem.

Quando montei o Rainhas da Costura fui num asilo de idosos onde vendiam móveis e máquinas usadas. Comprei 11 máquinas antigas, coloquei para funcionar com o auxílio de um bom mecânico e dei aulas com elas muito tempo.

Lógico que os recursos são limitados pois não faz zig-zag (mas nem precisa pois temos recursos para não usar esse ponto em tudo).

Sabe marketing? Isso mesmo, estratégia de vendas que se espalhou para vender máquina.

O truque de máquina doméstica é que quanto maior o volume de material a costurar mais ela emperra no lugar.

Teve uma época da minha vida que costurava couro adoidado então mesmo tendo uma excelente máquina industrial precisei comprar uma máquina transporte duplo para fechar umas peças. A industrial que eu tinha não transportava o material para trás.

Então fiquei com as duas, cada uma faz a costura de um jeito.

No ateliê tenho vários modelos de máquinas, acredito que as eletrônicas são mais delicadas e boas para bordar.

Não existe máquina ruim pois dentro de cada uma tudo é igual e se bobear tudo é fabricado na China. O que existe é quanto você quer gastar e o que pretende costurar.

Máquina industrial faz barulho, a não ser que você coloque um motor silencioso, as domésticas fazem vários tipos de pontos mas nem sempre usamos todos. O principal é a costura reta.

Se for costurar couro eu já aconselho comprar uma industrial. Pode ser usada mesmo, faça um teste antes e tudo bem. Motor pode ser comprado outro, não é caro. Quem tem pouco espaço e deseja levar a máquina cada hora para um lugar diferente é melhor compra a doméstica sem gabinete. Não pode esquecer de lubrificar e limpar por dentro periodicamente para não ficar dura nem barulhenta. É interessante ter uma coleção de moldes bons para cortar seus tecidos e montar as peças na máquina.

Se vier me perguntar qual máquina de costura é a melhor? Eu posso te responder, pra que fim vai essa peça que você vai montar? É a mesma coisa que ter um ferro industrial para trabalhar com confecção. O doméstico não dá.

Tem coisas que somente trabalhando você vai vendo os resultados. Antigamente nem existia máquinas tão cheias de firulas como é hoje e saiam cada roupas lindas. O segredo está no amor de quem faz as peças.

Qualquer coisa que você vai fazer tem que gostar, tem que acreditar, colocar sua energia, caprichar então que importa qual modelo e máquina fez tal coisa.

Se a pessoa não tem zelo pelo trabalho nem a melhor máquina seja ela cara e ultimo tipo no mercado vai fazer aquela peça ficar boa. Acredito que a máquina é apenas um recurso para nos relacionar com as coisas, pessoas e o mundo.

É como um carro. De que importa que modelo ou marca é esse carro se a pessoa não sabe dirigir, não tem paciência, não gosta nem tem vontade de interagir no mundo?

É legal antes de comprar sua máquina ver na internet as coisas que ela pode fazer antes de fazer tal investimento na compra.

Pesquise antes!

Não vou aqui falar de marca nem modelo qual é o melhor, falo isso pessoalmente. Acho anti ético falar aqui abertamente que tal produto não vale a pena investir. Todos nós queremos ganhar e trabalhar, né? Tem coisas que ninguém vai te falar mas com o tempo acho que tudo se esclarece pra pra você se for de seu merecimento.

Deixe uma resposta